Operador de empilhadeira: saiba como evitar acidentes com os equipamentos

June 14, 2019

 

 

O operador de empilhadeiras precisa estar apto para manusear esse equipamento de trabalho. Pode parecer algo simples, carregar e descarregar mercadorias em paletes, mas muitos perigos podem causar acidentes com empilhadeiras.

 

Por isso, trouxemos algumas dicas para evitar acidentes com empilhadeiras, desde a operação até em momentos de manutenção. Confira: 

 

Tenha operadores certificados

 

A NR-11 é a norma regulamentadora que contém todos os requisitos de segurança e treinamento para operadores de empilhadeiras, entre outros profissionais. Nela, alguns itens como a exigência de exame médico e foto, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para operação de empilhadeiras são encontrados.

 

Monitoramento da direção

 

Antes de começar a dirigir uma empilhadeira, o operador precisa ter visão de todo o perímetro a fim de realizar manobra. Esse processo é indicado para evitar acidente com empilhadeira, fazendo com que ocorra um monitoramento contínuo da direção da máquina.

 

Ergonomia na operação e na troca de bateria tracionária

 

A Norma Regulamentadora – NR17 constitui parâmetros que adequam as condições de trabalho com a preocupação com o bem-estar físico e mental dos colaboradores, proporcionando conforto, segurança e, assim, mais produtividade.

 

E o momento da troca de bateria tracionária da empilhadeira pode causar problemas ao operador, uma vez que a bateria é pesada e a retirada/colocação podem causar riscos, pelo peso da bateria.

 

Por isso, existem no mercado alternativas como o Extrator de Baterias Eurotrac Eletromagnético, que através de um imã e esteira, retira e coloca a bateria na empilhadeira sem causar prejuízos à saúde do operador de empilhadeiras. Essa solução é disponibilizada ao mercado pelo Grupo PrestBater.

 

Manutenção preventiva de empilhadeiras

 

Se você possui um contrato de locação de empilhadeiras, saiba que a manutenção preventiva delas ajuda a não prejudicar o bem-estar do operador.  Nas inspeções são vistos freios, embreagem, câmbio, pneus, direção, luzes dos painéis de controle, equipamentos de segurança, vazamentos em sistemas ou transmissão hidráulica.

 

Para a locação de empilhadeiras você pode contar com toda a experiência do Grupo Prestbater. Clique aqui e solicite o contato de um de nossos consultores.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Locação de Empilhadeiras:

April 29, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo