Curso de operador de empilhadeiras: segurança e capacitação


O curso de operador de empilhadeira é essencial para que as operações logísticas e movimentações de materiais gerais da empresa, ocorram com total segurança e em atendimento à legislação.

Existem vários tipos de empilhadeiras, com características próprias para cada tipo de operação ou exigência, sendo principais as contrabalançadas, retráteis e patoladas, com propulsão elétrica ou a combustão.

Não basta apenas investir em uma frota de empilhadeiras de primeira linha sem antes capacitar o profissional que irá operá-la. O operador de empilhadeiras possui alta responsabilidade para manter os processos da empresa funcionando perfeitamente.

É válido ressaltar que o trabalho do operador vai além de operar a máquina: ele deve estar atento às movimentações de cargas, fluxo de operação e controle do equipamento.

Além disso, esse profissional é responsável pelo check-list do equipamento antes do início de operação. Tarefa que é fundamental para garantir a segurança e continuidade do processo sem problemas

No curso de operador de empilhadeira, o profissional é capacitado para realizar todas essas tarefas. Inclusive se capacita ao básico referente à manutenção do equipamento.

Como posso me tornar um operador de empilhadeira?

Para exercer a função é preciso ter o certificado do curso de operador de empilhadeiras. Para isso é necessário ser maior de 18 anos, possuir carteira nacional de habilitação na categoria mínima B.

Além disso, o operador de empilhadeira deve ser atento, organizado e saber lidar com situações de estresse, que são comuns na profissão.

Tudo isso porque uma parte importante das operações e patrimônio de uma empresa está em suas mãos.

A Escola do Mecânico Linha Pesada, e o Grupo PrestBater, contam com cursos de Operador de Empilhadeiras, que tratam de todos os detalhes necessários para a rotina em operações, além de certificação para atuação no mercado.

Por que a capacitação é importante?

Ter um profissional capacitado oferece uma série de ganhos para a empresa. Quando o operador sabe todos os detalhes da máquina, ele a utiliza com mais fluidez e de maneira rápida

Além disso, os custos com eventuais danos são reduzidos quando o operador entende perfeitamente a empilhadeira que utiliza. Investir em um curso de operador de empilhadeira também garante redução nos acidentes durante a operação.

Como escolher o melhor curso de operador de empilhadeira?

Há diversas opções de curso para operador de empilhadeira no mercado. É importante ficar de olho em alguns pontos:

É essencial que a carga horária compreenda disciplinas práticas e teóricas, abordando a operação de todos os tipos de empilhadeiras, noções de legislação, segurança no ambiente de trabalho, noções de armazenagem, tipos de embalagens e as normas abordadas na NR-11.

A escola que oferece o curso também deve estar de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC). Também deve estar apta a emitir o certificado de conclusão do curso de operador de empilhadeira. Lembrando que só é possível trabalhar na área com essa certificação.

Grupo PrestBater: equipamentos e qualificação

O Grupo PrestBater anunciou a chegada de uma nova parceria ao seu portfólio: a Escola do Mecânico Linha Pesada. Ela oferece cursos de operador de empilhadeiras, , oferecendo qualificação aos operadores e profissionais de manutenção com quem tem mais de 20 anos de experiência.

O grande diferencial é teoria com prática nos principais tipos de empilhadeiras, elétricas e a combustão, certificado padrão ABNT com rastreabilidade nacional de idoneidade, noções em movimentações e organização de cargas, simbologias e tipos de embalagens e ênfase na busca de economia minimizando os reparos.

Complementando, oferece cursos de mecânica de empilhadeiras completo e avançado, na mesma linha de qualidade.

Além disso, o grupo oferece, por meio da Rental Empilhadeiras, uma vasta linha de empilhadeiras elétricas, empilhadeiras à combustão, retráteis e transpaleteiras elétricas que atendem a todas as necessidades do mercado.

#operadordeempilhadeira #empilhadeiras #tecnicoemempilhadeiras #movimentaçãodecargas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square